CEO REGIONAL DE BATURITÉ

CEO REGIONAL DE BATURITÉ

terça-feira, 29 de maio de 2012

EQUIPE ATUALIZA POPS

A EQUIPE DE PROFISSIONAIS DO CEO-R BATURITÉ SE REUNIRAM PARA MAIS UMA ATUALIZAÇÃO DOS POPS - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO. ESSA É A TERCEIRA ATUALIZAÇÃO DO DOCUMENTO QUE VISA ORIENTAR A TODOS OS FUNCIONÁRIOS SOBRE O PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS. DE ACORDO COM AS ATIVIDADES E LOTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, FORAM REALIZADAS AMPLAS DISCUSSÕES EM BUSCA DA MELHORIA DA QUALIDADE NO FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS. FOI DADA ÊNFASE À BIOSEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

FILAS DE ESPERA PREOCUPAM CEO-R BATURITÉ

NOVOS RELATÓRIOS DO SISREGIII, SISTEMA DE REGULAÇÃO E AGENDAMENTO DE PACIENTES UTILIZADO NO CEO-R BATURITÉ, DEMONSTRAM AUMENTO NAS FILAS DE ESPERA PARA ACESSO DOS USUÁRIOS AOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. ATUALMENTE, A MAIOR PROCURA É PELA ESPECIALIDADE DE PRÓTESE (1344 PESSOAS AGUARDANDO), VINDO EM SEGUIDA ORTODONTIA (919), CIRURGIA (580), ENDODONTIA (350) E PERIODONTIA (281). A ESPECIALIDADE DE PACIENTES ESPECIAIS NÃO POSSUI FILA DE ESPERA. NO TOTAL, AGUARDAM PARA ATENDIMENTO NO CEO-R BATURITÉ 3474 PESSOAS. CONSIDERANDO A OFERTA DE VAGAS MENSAL EM TODAS AS ESPECIALIDADES, A ESPERA MÉDIA É DE 07 MESES, SENDO MAIS ALTA PARA PRÓTESE 14 MESES E MAIS BAIXA PARA ENDODONTIA 1 MÊS E MEIO. NOS MUNICÍPIOS (GRÁFICO) A MAIOR QUANTIDADE DE PESSOAS ESPERANDO É DE BATURITÉ E A MENOR DE GUARAMIRANGA. A SITUAÇÃO SE REPETE EM TERMOS PROPORCIONAIS QUANDO DA VISUALIZAÇÃO DA OFERTA VERSUS DEMANDA. VISUALIZANDO-SE A GRANDE PROCURA PELO SERVIÇO E O TEMPO DE ESPERA INCOMPATÍVEL COM AS FALAS DOS GESTORES NA REGIÃO, CREMOS QUE DEVE HAVER FALHA NA ALIMENTAÇÃO DOS DADOS NO SISTEMA, IMPOSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES PRECISAS E OPORTUNAS QUE PODEM SUBSIDIAR O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA SAÚDE BUCAL A NÍVEL REGIONAL.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MINISTÉRIO MONITORA PRODUÇÃO DOS LABORATÓRIOS NO CEARÁ

NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA (14), A DIREÇÃO DO CEOR BATURITÉ PARTICIPOU DA OFICINA DE MONIOTRAMENTO DOS LABORATÓRIOS REGIONAIS DE PRÓTESE DENTÁRIA NO CEARÁ. COMANDADA PELA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, ELEM SAMPAIO, E COM APOIO DO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DO ESTADO, A OFICINA TEVE COMO PROPÓSITO ORIENTAR OS GESTORES QUANTO AO REGISTRO DAS PRÓRESES CONFECCIONADAS NOS LABORATÓRIOS E AVALIAR A PRODUÇÃO DE ACORDO COM AS METAS E FAIXAS DE REPASSE DE RECURSOS. PARA O LABORATÓRIO DE BATURITÉ FOI ESTABELECIDA META DE 112 PRÓTESES MENSAIS, CONSIDERANDO TOTAIS E PARCIAIS, INFERIORES E SUPERIORES. DURANTE O PERÍODO AVALIADO (JANEIRO DE 2011 A FEVEREIRO DE 2012) O NOSSO LABORATÓRIO CONSEGIUI UMA MÉDIA DE 137 PRÓTESES, SUPERANDO PORTANTO A PRODUÇÃO ESTIMADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. O PRÓXIMO PASSO É TRABALHARMOS NA PERSPECTIVA DE ULTRAPASSAR 151 PRÓTESES MENSAIS, POSSIBILITANDO A MIGRAÇÃO DE FAIXA E CONSEQUENTE AUMENTO NO REPASSE DE RECURSOS FEDERAIS.

domingo, 6 de maio de 2012

PROFISSIONAIS AVALIAM 1º TRIMESTRE DE 2012

OS PROFISSIONAIS DO CEO-R BATURITÉ SE REUNIRAM MAIS UMA VEZ PARA AVALIAR O FUNCIONAMENTO DA UNIDADE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO. A DIREÇÃO FEZ UMA APRESENTAÇÃO COM GRÁFICOS E TABELAS UTILIZADOS PARA O MONITORAMENTO DA UNIDADE, BEM COMO OS RESULTADOS E RELATÓRIOS A PARTIR DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL (SIA-SUS) E SISTEMA DE REGULAÇÃO (SISREG). QUANTO A OFERTA DE VAGAS EM RELAÇÃO AO CONTRATO, O CEO-R VEM CONSEGUINDO CUMPRIR AS METAS ESTABELECIDAS PARA O CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DO MACIÇO DE BATURITÉ. A MAIOR PREOCUPAÇÃO CONTINUA SENDO O ABSENTEÍSMO DOS USUÁRIOS, QUE APRESENTA UMA MÉDIA DE 28% PARA PACIENTES QUE DEVERIAM INICIAR O TRATAMENTO ESPECIALIZADO E NÃO COMPARECERAM AO CEO-R. A CONSEQUÊNCIA DESSE NÃO COMPARECIMENTO SE REFLETE NO QUANTITATIVO DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS NO SIA, QUE PODERIAM ESTAR BEM MELHORES. ISSO SE INTENSIFICA NAS ESPECIALIDADES DE ATENDIMENTO A PACIENTES ESPECIAIS E CIRURGIA ORAL MENOR, QUE NA MÉDIA DO TRIMESTRE NÃO CONSEGUIRAM ATINGIR A META ESTABELECIDA PELA PORTARIA Nº 1464 DE 2011, QUE TRATA DO QUANTITATIVO MÍNIMO DE PROCEDIMENTOS A SEREM REALIZADOS NOS CEOS. PARA MINIMIZAR ESSE PROBLEMA A EQUIPE DE PROFISSIONAIS VEM SE REUNINDO PERIODICAMENTE COM OS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E GESTORES DOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS. AS DEMAIS ESPECIALIDADES E O LABORATÓRIO REGIONAL DE PRÓTESES DENTÁRIAS CONSEGUIRAM SUPERAR AS METAS PREVISTAS.