CEO REGIONAL DE BATURITÉ

CEO REGIONAL DE BATURITÉ

terça-feira, 6 de março de 2012

PESQUISA REALIZADA NO CEO-R BATURITÉ APONTA QUE OS USUÁRIOS AVALIAM A UNIDADE DE FORMA POSITIVA


A PESQUISADORA NAYANA NEVES LEORNE REALIZOU NO FINAL DE 2011 UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NO CEO-R BATURITÉ. ESSA PESQUISA FOI A BASE DA MONOGRAFIA APRESENTADA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAÚDE DO CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DA UECE E TEVE POR OBJETIVO CONHECER O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS, ASSIM COMO IDENTIFICAR OS FACILITADORES E DIFICULTADORES NA PERCEPÇÃO DOS ENVOLVIDOS. A PESQUISADORA FEZ VÁRIAS VISITAS AO CEO-R BATURITÉ PARA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS USUÁRIOS, SENDO ORIENTADA EM SUA MONOGRAFIA PELA Ms. ALESSANDRA PIMENTEL DE SOUSA.

O CEO-R BATURITÉ AGRADECE A PESQUISADORA, POIS COM OS RESULTADOS APRESENTADOS, A DIREÇÃO TEM CONDIÇÕES DE ESTAR APROFUNDANDO A DISCUSSÃO DO ACESSO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS JUNTO AOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS DA 4ª REGIÃO DE SAÚDE DE BATURITÉ.

SEGUE ABAIXO UM TRECHO DA MONOGRAFIA...

Por meio desse estudo foi possível concluir que o acesso ao atendimento clínico é facilitado devido ao agendamento prévio das consultas, porém o acesso ao serviço odontológico no CEO de Baturité é bastante dificultoso para o usuário devido à falta de transporte sanitário gratuito.

Foi observado também um excelente vínculo entre os profissionais e o paciente (96,5%), o que gerou confiança e credibilidade nos cirurgiões-dentistas, uma melhor adesão ao tratamento odontológico e um sentimento de desejo de ser atendido pelo mesmo profissional. O tempo de sala de espera reduzido levou a uma grande satisfação do usuário pelo serviço.

Na pesquisa foi detectado que os usuários se importavam bastante com a infraestrutura do local do atendimento (dos 113 entrevistados, 89 acharam ―excelente‖ e 24 acharam ―bom‖), sendo um dos aspectos que mais gera satisfação nos mesmos. Isso influencia no retorno às consultas clínicas, pois há conforto, limpeza, segurança e atendimento garantido pelos profissionais, pois não faltam materiais de consumo, há equipamentos novos e manutenção preventiva dos mesmos.
O CEO foi avaliado de forma positiva no cômputo geral (72,6% acharam ―excelente‖ e 27,4% ―bom), não havendo nenhum relato negativo. Isso se deu devido aos quesitos anteriormente citados.

Pode-se verificar que os objetivos deste trabalho foram atingidos, como a identificação dos conceitos envolvidos na qualidade dos serviços de saúde, houve o levantamento dos dados sobre a qualidade dos serviços prestados pelo CEO Regional de Baturité e mensurou-se o nível de satisfação dos serviços ofertados.

A partir dos resultados encontrados neste estudo, pode-se identificar os facilitadores e dificultadores para o bom funcionamento do CEO Regional de Baturité. Como facilitadores podemos observar que o CEO apresenta um fácil acesso, boa infraestrutura, mínimo tempo de sala de espera e excelente atendimento dos profissionais que neste trabalham. E como dificultador, que apenas o tipo de deslocamento era o obstáculo.

Finalmente, pode-se concluir que devido à presença deste aspecto dificultador, recomenda-se que haja uma cláusula no contrato do consórcio interfederativo vinculando às prefeituras aderidas ao Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, a disponibilizarem transporte sanitário para o deslocamento dos pacientes para os centros de contrarreferência. Assim, suprindo a dificuldade de transporte presente neste caso aqui vivenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário