CEO REGIONAL DE BATURITÉ
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DA 4ª CRES POSSIBILITA NOVA DISCUSSÃO DOS PROTOCOLOS DE ENCAMINHAMENTO
ATENTOS A NECESSIDADE DE UMA CONSTANTE APROXIMAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E ATENÇÃO SECUNDÁRIA, A DIREÇÃO DO CEO-R BATURITÉ, ARTICULOU JUNTAMENTE COM O CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DO MACIÇO DE BATURITÉ E A 4ª CRES, UM ENCONTRO PARA UMA “RE-DISCUSSÃO” DOS PROTOCOLOS DE ENCAMINHAMENTO PARA O CEO REGIONAL.
OCORRIDO NO DIA 18 DE AGOSTO – TARDE, O ENCONTRO TEVE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE ARATUBA, BATURITÉ, CAPISTRANO, ITAPIÚNA, MULUNGU E PACOTI. ALÉM DA NECESSIDADE DE ESTREITARMOS O RELACIONAMENTO ENTRE OS PROFISSIONAIS DA REGIÃO, TIVEMOS ALTERAÇÃO NO QUADRO DE PROFISSIONAIS EM VÁRIOS MUNCÍPIOS, NECESSITANDO UMA NOVA APROXIMAÇÃO ENTRE OS CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REGIÃO.
FORAM APRESENTADOS GRÁFICOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CEO EM CADA UMA DAS ESPECIALIDADES, MOSTRANDO-SE O QUANTITATIVO DE VAGAS NÃO UTILIZADAS E ABSENTEÍSMO DOS PACIENTES. FORAM DISCUTIDAS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA O CUMPRIMENTO DOS PROTOCOLOS DE REFERENCIAMENTO. VÁRIAS SUGESTÕES FORAM PROPOSTAS EM BUSCA DE SE MELHORAR A QUALIDADE DO REFERENCIAMENTO PELA ATENÇÃO BÁSICA E O CONTRA-REFERENCIAMENTO PELO CEO-R.
ESPECIFICAMENTE PODEMOS APONTAR:
- ORTODONTIA: ADEQUAÇÃO DO MEIO BUCAL; ATENDIMENTO PARA FAIXA ETÁRIA ATÉ OS 16 ANOS; A NÃO EXCLUSÃO SEM AVALIAÇÃO ORTODÔNTICA, DE PACIENTES QUE PERDERAM OS PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES; LIMITAÇÃO DO QUANTIATIVO DE VAGAS DEVIDO AOS TRATAMENTOS LONGOS REQUEREREM UMA GRANDE QUANTIDADE DE RETORNOS MENSAIS;
- CIRURGIA: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SISTÊMICAS DOS PACIENTES A SEREM REFERENCIADOS; ESPECIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO/MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO DE FORMA MAIS DETALHADA. POR EXEMPLO: REMOÇÃO DOS DENTES INCLUSOS 18 E 48 E NÃO SIMPLESMENTE REMOÇÃO DE INCLUSOS;
- PRÓTESE: ADEQUAÇÃO DO MEIO BUCAL E AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO PACIENTE PARA RECEBIMENTO DE PRÓTESES; MESMA FICHA DE REFERÊNCIA PARA ENCAMINHAMENTO PARA PRÓTESE SUPERIOR E INFERIOR, QUANDO FOR O CASO; DISPONIBILIZAÇÃO PARA PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (PPR).
- PERIODONTIA: MAIOR ABERTURA PARA REFERENCIAMENTO DE PACIENTES COM PROBLEMAS PERIODONTAIS, DEVIDO A DIFICULDADE DAS ESB ESTAREM REALIZANDO AS RASPAGENS MAIS COMPLEXAS ULTRASSOM
- PACIENTES ESPECIAIS: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SISTÊMICAS; OBJETIVO PRINCIPAL É O TRATAMENTO ODONTOLÓGICO BÁSICO CONCLUÍDO, MAS EM ALGUNS CASOS PODEREMOS ESTAR DESENVOLVIMENTO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, COMO POR EXEMPLO A PRÓTESE.
- ENDODONTIA: NECESSIDADE DE UMA MAIOR AVALIAÇÃO DOS DENTES DOS PACIENTES A SEREM ENCAMINHADOS, DE ACORDO COM O ESTABELECIDO NOS PROTOCOLOS; REALIZAÇÃO DO ACESSO ENDODÔNICO NA USB PARA DIMINUIR O NÚMERO DE VIAGENS E O DESGASTE DOS PACIENTES; PRIORIZAÇÃO NAS USB PARA OS PACIENTES QUE CONCLUIRAM O TRATAMENTO ENDODÔNTICO PARA REALIZAÇÃO DA RESTAURAÇÃO DEFINITIVA.
NOSSO PLANEJAMENTO É REALIZAR ENCONTROS MENSAIS, FORTALECENDO A TROCA DE IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, POSSIBILITANDO TAMBÉM O DESENVOLVENDO DE UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS.
2 comentários:
Paulão...na reunião ficou dito q seria necessário mais um profissional pra ortodontia....qual será o processo seletivo...e qndo?
Prezado Rafael... estaremos reunidos (CEO + Consórcio + Estado) nesta segunda-feira (30) na ESP em Fortaleza. Na ocosião decidiremos como e quando será a contratação.
Postar um comentário