CEO REGIONAL DE BATURITÉ

CEO REGIONAL DE BATURITÉ

sábado, 10 de julho de 2010

PRIMEIROS ATENDIMENTOS... TODO COMEÇO É DIFÍCIL


EM 06 DE MAIO INICIAMOS OS PRIMEIROS ATENDIMENTOS AOS PACIENTES DO MUNICÍPIO DE BATURITÉ. AINDA QUE A CAPACIDADE INSTALADA NÃO ESTIVESSE 100%, CONSEGUIMOS REALIZAR OS PRIMEIROS ATENDIMENTOS COM SUCESSO. PARA NÃO SOBRECARREGARMOS A UNIDADE, DISPONIBILIZAMOS CERCA DE 1/3 DO TOTAL DE VAGAS PARA QUE PUDÉSSEMOS NOS ADEQUAR. SOMENTE A PARTIR DO DIA 19 DE MAIO, CONSEGUIMOS DISPONIBILIZAR VAGAS PARA OS OUTROS SETE MUNICÍPIOS CONSORCIADOS.
TIVEMOS MUITOS PROBLEMAS COM EQUIPAMENTOS COMO COMPRESSORES, INFORMÁTICA E RADIOLOGIA. OS COMPRESSORES DEVIDO À INSTALAÇÃO, EXECUTADA ATRAVÉS DE UM BAITA QUADRO DE ENERGIA COM CHAVE MAGNÉTICA COMPUTADORIZADA... ESTA TEM A FUNÇÃO DE DAR A PARTIDA LENTAMENTE, POIS OS COMPRESSORES SÃO DE 15 CAVALOS (SIMPLESMENTE UM "FUSCA", COMO O SUPERVISOR DE SAÚDE BUCAL DE ESTADO, DR. IVAN, GOSTA DE FALAR. ELE PRATICAMENTE FUNCIONA SOZINHO, MAS O OUTRO LADO DA MOEDA É QUE EXISTEM POUCAS PESSOAS QUE FAZEM A MANUTENÇÃO. ATÉ OS TÉCNICOS QUE LIDAM COM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS NÃO CONHECEM O FUNCIONAMENTO DO QUADRO... RESULTADO: O QUADRO DE ENERGIA COM A CHAVE COMPUTADORIZADA JÁ FOI ENVIADO TRÊS VEZES PARA FORTALEZA PARA CONSERTO SOMENTE NOS DOIS PRIMEIROS MESES DE FUNCIONAMENTO DO CEO. PARECE QUE AGORA HOUVE UMA TRÉGUA!

A RADIOLOGIA, LADO A LADO COM A INFORMÁTICA, TAMBÉM DEU MUITO TRABALHO NESTES PRIMEIROS MESES DE FUNCIONAMENTO. A RADIOLOGIA, PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE EXPERIÊNCIA DOS TÉCNICOS E DOS PROFISSIONAIS DA ENDODONTIA, LEVANDO A UMA GRANDE DEMORA NA REALIZAÇÃO DOS EXAMES RADIOGRAFICOS PERIAPICAIS... PASSADOS DOIS MESES E COM O APOIO DA EMPRESA DE MANUTENÇÃO QUE FOI CONTRATADA, OTIMIZAMOS MUITO ESSES EXAMES, NA VELOCIDADE DE EXECUÇÃO E NA QUALIDADE PARA VISULIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DENTAIS. PODE-SE CONSIDERAR A RADIOLOGIA DIGITAL COMO UM GRANDE DESTAQUE NO CEO. OS EXAMES REQUEREM MENORES TEMPOS DE EXPOSIÇÃO, POSSIBILITAM UM RÁPIDO COMPARTILHAMENTO DAS IMAGENS, MANIPULAÇÃO DA IMAGEM ATRAVÉS DO SOFTWARE E ATÉ O ENVIO ATRAVÉS DE EMAIL, ALÉM DE EVITAR MAIORES DANOS AO MEIO AMBIENTE POIS NÃO SE UTILIZA OS PRODUTOS QUÍMICOS (REVELADOR E FIXADOR) PARA REVELAÇÃO. AO REALIZAR A TOMADA RADIOGRÁFICA NA SALA DE RAIO X, A IMAGEM FICA IMEDIATAMENTE DISPONIBILIZADA EM REDE, PERMITINDO QUE O PROFISSIONAL QUE A SOLICITOU VISUALIZE EM SEU BOX EM POUCOS SEGUNDOS.

A INFORMÁTICA FOI UM NÓ NOS PRIMEIROS DIAS... MAS O TÉCNICO DE INFORMÁTICA, JOÃO RIGONI, SUPEROU AS EXPECTATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO. OS PROBLEMAS NA REDE SURGEM QUASE QUE DIARIAMENTE, DIFICULTANDO A RADIOLOGIA E A OPERACIONALIZAÇÃO DO GIL - GERENCIADOR DE INFORMAÇÕES LOCAIS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE - QUE ESTÁ SENDO UTILIZADO COMO PRONTUÁRIO E REGISTRO DE PRODUÇÃO. COM CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS SEMANAIS, O TÉCNICO DE INFORMÁTICA É ACIONADO DIARIAMENTE PARA SOLUCIONAR ESSES PEQUENOS "BUGS" QUE ACONTECEM NO DIA A DIA, ALÉM DE ORIENTAR AQUELAS PEÇAS FUNDAMENTAIS QUE FICAM ENTRE A CADEIRA E O TECLADO DO COMPUTADOR, INCLUSIVE A PRÓPRIA DIREÇÃO. APESAR DESTAS DIFICULDADES, A EVOLUÇÃO FOI SURPREENDENTE, POSSIBILITANDO MAIOR AGILIDADE E PRECISÃO NO REGISTRO DOS PROCEDIMENTOS E UTILIZAÇÃO DA RADIOLOGIA DIGITAL. SENTIMOS NA PELE A MÁXIMA DE QUE "TODO COMEÇO É DIFÍCIL".

Nenhum comentário:

Postar um comentário