CEO REGIONAL DE BATURITÉ

CEO REGIONAL DE BATURITÉ

sábado, 25 de setembro de 2010

DIREÇÃO AVALIA PRODUÇÃO DE ACORDO COM A NOVA PORTARIA DO MS

DESEMPENHANDO SUAS ATRIBUIÇÕES, A DIREÇÃO DO CEO-R REALIZOU, COM BASE NA NOVA PORTARIA GM Nº 2.898 DE 21 DE SETEMBRO DE 2010, AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO AMBULATORIAL REGISTRADA NO SIA-SUS. ESSA PORTARIA ATUALIZA OS PARÂMETROS MÍNIMOS DA PORTARIA GM Nº 600/2003 SOBRE O MONITORAMENTO DA PRODUÇÃO MENSAL DOS CEOS PARA RECEBIMENTO DOS INCENTIVOS MENSAIS. EM NOSSO CASO, CEO TIPO III, PRECISAMOS REALIZAR MENSALMENTE: 190 PROCEDIMENTOS BÁSICOS (SENDO 50% DE PROCEDIMENTOS RESTAURADORES), 150 PROCEDIMENTOS PERIODONTAIS, 95 PROCEDIMENTOS DE ENDODONTIA (SENDO 20% COM TRÊS OU MAIS RAÍZES) E 170 PROCEDIMENTOS DE CIRURGIA.
DE ACORDO COM O RELATÓRIO DA COMPETÊNCIA DE AGOSTO DO SIA-SUS, DISPONIBILIZADO PELA SETOR DE CONTROLE E AVALIAÇÃO DA SESA NO DIA 24/09, O CEO-R PRECISARÁ MELHORAR SUA CAPACIDADE PRODUTIVA EM ALGUNS PONTOS DA PRODUÇÃO... APESAR DE QUESTIONÁVEIS PELA DIREÇÃO.

PROCED. BÁSICOS:
PREVISTO: 190 REALIZADO: 415 - ALCANCE 218%
MONITORAMENTO: ATINGIDO TOTALMENTE

50% DE PROCEDIMENTOS RESTAURADORES:
PREVISTO: 95 REALIZADO: 57 - ALCANCE: 60%
MONITORAMENTO: NÃO ATINGIDO

PRECISAMOS FAZER UMA CONSIDERAÇÃO QUANTO A CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE 50% PARA PROCEDIMENTOS RESTAURADORES... NA NOSSA OPINIÃO INCOMPATÍVEL NO QUANTITATIVO QUANDO TRATAMOS DE CEO... QUE DEVE FAZER, PELO MENOS TEORICAMENTE, MAIS PROCEDIMENTOS ESPECIALIZADOS.

PROCEDIMENTOS DE PERIODONTIA:
PREVISTO: 150 REALIZADO: 286 - ALCANCE: 191%
MONITORAMENTO: ATINGIDO TOTALMENTE

PROCEDIMENTO DE ENDODONTIA:
PREVISTO: 95 REALIZADO: 99 - ALCANCE: 104%
MONITORAMENTO: ATINGIDO TOTALMENTE

20% DE ENDODONTIA DE DENTES COM TRÊS OU MAIS RAÍZES:
PREVISTO: 19 REALIZADO: 32 - ALCANCE: 163%
MONITORAMENTO: ATINGIDO TOTALMENTE

PROCEDIMENTOS DE CIRURGIA ORAL:
PREVISTO: 170 REALIZADO: 137 - ALCANCE: 81%
MONITORAMENTO: NÃO ATINGIDO


DIANTE DOS RESULTADOS, A DIREÇÃO FARÁ OS AJUSTES NECESSÁRIOS PARA QUE O DESEMPENHO ESPERADO SUPERE OS PARÂMETROS EXIGIDOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

PARA COMPLEMENTAR DESTACAMOS A PRODUÇÃO DO LABORATÓRIO REGIONAL DE PRÓTESES, QUE, DE ACORDO COM A NOTA TÉCNICA DO MS (JAN/2010) PRECISA REALIZAR NO MÍNIMO 51 PRÓTESES POR MÊS, E DURANTE O MÊS DE AGOSTO PRODUZIU 53 PRÓTESES ENTRE TOTAIS E PARCIAIS SUPERIORES E INFERIORES.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ALTERAÇÕES IMPORTANTES NO SISTEMA DE REGULAÇÃO



INTEGRANTES DA EQUIPE MAIS SAÚDE CEARÁ DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA - NUINF ESTIVERAM NO DIA DE HOJE NA REGIONAL DE BATURITÉ E NO CEO-R PARA IMPLANTAR NOVOS PARÂMETROS DE AGENDAMENTO NO SISTEMA DE REGULAÇÃO - SISREG E TREINAR TÉCNICOS DAS CENTRAIS.
TRÊS IMPORTANTES MUDANÇAS FORAM EFETUADOS NO MÓDULO REGIONAL DO SISREG BATURITÉ. A PRIMEIRA FOI A MUDANÇA NA FORMA DO AGENDAMENTO... A PARTIR DO DIA 21.09 OS MUNICÍPIOS (CENTRAIS) PASSARÃO A AGENDAR APENAS OS INÍCIOS DE TRATAMENTOS. OS RETORNOS SERÃO MARCADAS NO SISTEMA NO PRÓPRIO CEO-R. CADA PROFISSIONAL DO CEO-R TERÁ UMA SENHA DE SOLICITANTE PARA EXECUTAR O AGENDAMENTO DOS PACIENTES. DESTA FORMA, AO TÉRMINO DO ATENDIMENTO, O PACIENTE JÁ TERÁ O SEU RETORNO MARCADO, EVITANDO O DESLOCAMENTO ATÉ A SECRETARIA DE SAÚDE DO SEU MUNICÍPIO PARA RELIZAÇÃO DO AGENDAMENTO. A SEGUNDA IMPORTANTE MUDANÇA É A IMPLANTAÇÃO DA FILA DE ESPERA ON-LINE AUTOMÁTICA. QUANDO OS SOLICITANTES NOS MUNICÍPIOS ESGOTAREM AS VAGAS PARA INÍCIO DO TRATAMENTO NO CEO-R, ELES CADASTRARÃO OS PACIENTES QUE NÃO FOREM CONTEMPLADOS NAQUELE MÊS, QUE AUTOMATICAMENTE SERÃO MARCADOS PELO SISTEMA QUANDO FOREM SURGINDO VAGAS NOVAS. LOGO QUE O SISTEMA MARCAR, OS SOLICITANTES AVISAM OS PACIENTES PARA COMPARECEREM NO CEO-R PARA REALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO. A TERCEIRA NOVIDADE FOI A IMPLANTAÇÃO DO MÓDULO REGULADOR, ONDE A DIREÇÃO DO CEO-R PODERÁ UTILIZAR RESERVA TÉCNICA (ALÉM DAS COTAS DOS MUNICÍPIOS) PARA CASOS CONSIDERADOS COMO PRIORIDADE OU URGENTES... O COORDENADOR DE SAÚDE BUCAL DO MUNICÍPIO FARÁ A SOLICITAÇÃO DO ATENDIMENTO EXTRA-COTA VIA SISTEMA E A DIREÇÃO DO CEO-R TERÁ QUE APROVAR A REALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO. APESAR DA QUANTIDADE MÍNIMA DE VAGAS, PARA ALGUMAS ESPECIALIDADES APENAS 02 VAGAS POR SEMANA, ESSA RESERVA TENTARÁ SUPRIR OS CASOS QUE PRECISAM DE UM ATENDIMENTO MAIS IMEDIATO... PORÉM, A DIREÇÃO FARÁ UM CONTROLE RIGOROSO DESTAS COTAS, PARA QUE AS "URGÊNCIAS" NÃO SEJAM ROTINA. O CEO-R BATURITÉ SERÁ O PILOTO NESTAS ALTERAÇÕES... ESPERAMOS QUE FACILITE O TRABALHO DOS SOLICITANTES NOS MUNICÍPIOS E PRINCIPALMENTE DOS USUÁRIOS.

sábado, 18 de setembro de 2010

ESPECIALIDADE DE PACIENTES ESPECIAIS SUPERA AS EXPECTATIVAS


A ESPECIALIDADE DE PACIENTES ESPECIAIS (ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS OU PACIENTES COM DEFICIÊNCIA) SUPERA AS EXPECTATIVAS DA DIREÇÃO REALIZANDO PROCEDIMENTOS ENDODÔNTICOS E DE PRÓTESE.
PARA O CEO-R BATURITÉ, NO ESCOPO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES NESTA ESPECIALIDADE, SEMPRE ESPERAMOS QUE O PACIENTE QUE INICIASSE O TRATAMENTO DEVERIA REALIZAR TODOS OS PROCEDIMENTOS ATÉ QUE O TRATAMENTO FOSSE CONCLUÍDO/ ENTRASSE EM MANUTENÇÃO. NO DECORRER DO TRABALHO AO LONGO DESSES QUATRO MESES DE FUNCIONAMENTO CAIMOS NA REAL E VIMOS QUE ALGUNS PROCEDIMENTOS NEM SEMPRE SÃO PASSÍVEIS DE REALIZAÇÃO EM UM PACIENTE COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA... E NEM TODOS OS PROFISSIONAIS QUE POSSUEM ESPECIALIZAÇÃO (OS NOSSOS SÃO ESPECIALISTAS MESMO) TÊM EXPERIÊNCIA/CORAGEM PARA SE AVENTURAR EM OUTRA ESPECIALIDADE, COMO POR EXEMPLO PRÓTESE.
APOIANDO A EDUCAÇÃO PERMANENTE E QUALIFICAÇÃO, NOSSOS PROFISSIONAIS, DRA. CLARISSA SALES E DR. PAULO ANDRÉ, QUE ATUALMENTE FAZEM ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA, ESTÃO REALIZANDO MAIS DO QUE PROCEDIMENTOS "BÁSICOS" NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ. APESAR DA GRANDE COMPLEXIDADE/TEMPO QUE A EXECUÇÃO DESTE TIPO DE ATENDIMENTO PROVOCA, OS NOSSOS PROFISSIONAIS ESTÃO REALIZANDO TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS, PRÓTESES E ATÉ PLACAS PARA INÍCIO DE TRATAMENTO DE DTM. OS NOSSOS PROFISSIONAIS SE DEDICAM EM BUSCA DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DESSES PACIENTES QUE PASSAM POR MUITAS DIFICULDADES NO DIA A DIA.
EMBORA POSSAMOS ENFRENTAR ESSES NOVOS DESAFIOS AINDA NÃO ESTAMOS UTILIZANDO A NOSSA CAPACIDADE MÁXIMA DE ATENDIMENTO POR FALTA DE DEMANDA (?)... ALGUNS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS NÃO ESTÃO ENVIANDO/LOCALIZANDO OS PACIENTES, O QUE NOS FAZ PENSAR EM UMA READEQUAÇÃO DA PACTUAÇÃO, VISTO QUE BATURITÉ, POR EXEMPLO, UTILIZA 100% DAS COTAS, MAS OUTROS MUNICÍPIOS NÃO UTILIZAM A TOTALIDADE DAS VAGAS MENSALMENTE... NEM SEQUER AGENDAM (SÓ 72% DAS VAGAS FORAM AGENDADAS NO ÚLTIMO MÊS). NO ENCONTRO MENSAL COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E ATENÇÃO ESPECIALIZADA, NO PRÓXIMO DIA 30, IREMOS DISCUTIR ESSA TEMÁTICA.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CEO-R RECEBE VISITA DO NÚCLEO TÉCNICO DE SAÚDE BUCAL DA BAHIA


AS PROFISSIONAIS DRA. ROSA E DRA. FÁTIMA, DO NÚCLEO DE SAÚDE BUCAL DA BAHIA, ESTIVERAM NA SEMANA PASSADA NO CEO-R BATURITÉ PARA CONHECER AS INSTALAÇÕES. A DIREÇÃO GERAL DO CEO-R RECEBEU AS TÉCNICAS DURANTE NO DIA 15/09, QUE FICARAM IMPRESSIONADAS COM A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE. APRESENTAMOS CADA UM DOS AMBIENTES, EQUIPAMENTOS, PROFISSIONAIS E O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INTERNA E DO MODELO DE GESTÃO ATRAVÉS DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE. ELAS ELOGIARAM A INICIATIVA E A OUSADIA DO GOVERNO DO ESTADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BELA ESTRUTURA QUE NEM DE LONGE LEMBRA AS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE MOSTRADAS DIARIAMENTE NA TELEVISÃO DO SUS QUE NÃO FUNCIONA. APRESENTAMOS TAMBÉM OS GRÁFICOS DO MONITORAMENTO DA UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA POR CADA UM DOS MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE DO CONSÓRCIO, ASSIM COMO O MONITORAMENTO DOS TRATAMENTOS REALIZADOS EM CADA UMA DAS SEIS ESPECIALIDADES DO CEO-R. OS VÁRIOS ELOGIOS RECEBIDOS ENALTECEM O NOSSO TRABALHO...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DIREÇÃO PARTICIPA DE CURSO BÁSICO DE LICITAÇÃO E SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS CEOS

A DIREÇÃO GERAL PARTICIPOU NESTA SEGUNDA E TERÇA, DE DOIS EVENTOS SIMULTÂNEOS PROMOVIDOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE COM APOIO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO CEARÁ/NÚCLEO DE SAÚDE BUCAL. AMBOS OCORRIDOS NO HOTEL MAREIRO, EM FORTALEZA, TEVE PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS ESTADOS DO NORDESTE.
NA SEGUNDA OCORREU O CURSO BÁSICO DE LICITAÇÃO COM O PROPÓSITO DE CAPACITAR OS GESTORES E TÉCNICOS DA SAÚDE BUCAL NA ÁREA DE AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSUMOS. FORAM ABORDADOS VÁRIOS ASPECTOS DA LEI 8.666/93.
NA TERÇA O DR. PAULO GÓES E A DRA. NILCEMA FALARAM SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS NO PAÍS, ESPECIALMENTE NO NORDESTE. FORAM MOSTRADOS OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA COM CEOS ATÉ O FIM DE 2007 E APRESENTADA UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO A SER UTILIZADO EM UMA NOVA AVALIAÇÃO PARA O ANO DE 2011. A DRA. MATITZA - COORDENADORA DE SAÚDE BUCAL DE CUBA - APRESENTOU AS EXPERIÊNCIAS DA SAÚDE BUCAL NO SEU PAÍS, TROCANDO INFORMAÇÕES COM OS GESTORES DE CEO E COORDENADORES DE SAÚDE BUCAL DA REGIÃO NORDESTE.

sábado, 11 de setembro de 2010

REUNIÃO NO NÚCLEO DE INFORMÁTICA DA SESA DECIDE OS RUMOS DO SISTEMA DE REGULAÇÃO NO CEO-R



À CONVITE DOS TÉCNICOS DO NUINF/EQUIPE MAIS SAÚDE CEARÁ, A DIREÇÃO DO CEO-R PARTICIPOU NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (09/09) DE REUNIÃO PARA DECIDIR OS RUMOS NO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE REGULAÇÃO - SISREG PARA OS CEOS.
TEREMOS GRANDES DESAFIOS PELA FRENTE E PRECISAREMOS DO APOIO DOS MUNICÍPIOS PARA CONSEGUIR OPERACIONALIZAR O SISREG DENTRO DOS MELHORES PADRÕES. AS ALTERAÇÕES NOS PARÂMETROS DE FUNCIONAMENTO DO SISREG INICIARÃO A FASE DE TESTES NA ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO, E SE TUDO CORRER BEM SERÃO IMPLANTADAS NOS OUTROS CEOS REGIONAIS EM FUNCIONAMENTO. SERÃO DUAS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS. A PRIMEIRA SERÁ O AGENDAMENTO DO RETORNO, QUE PASSARÁ A SER REALIZADO NO PRÓPRIO CEO. ATUALMENTE OS RETORNOS SÃO APENAS SUGERIDOS PELOS PROFISSIONAIS DO CEO E PRECISAM SER MARCADOS NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE. ISSO TEM ACARRETADO MUITO DESGASTE PELOS PACIENTES, PRINCIPALMENTE DA ZONA RURAL, QUE PRECISAM SE DESLOCAR ATÉ A SECRETARIA DE SAÚDE PARA REALIZAÇÃO DO RETORNO. A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DESTAS MUDANÇAS O PACIENTE JÁ SAIRÁ COM O RETORNO MARCADO E AS CENTRAIS DE REGULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS AGENDARÃO APENAS OS INÍCIOS DE TRATAMENTO (1ª VEZ).
A SEGUNDA GRANDE MUDANÇA VAI SER A IMPLANTAÇÃO DA FILA DE ESPERA NO PRÓPRIO SISTEMA. OS SOLICITANTES DO SISREG IRÃO CADASTRAR OS PACIENTES COM AS RESPECTIVAS DEMANDAS NO SISREG PARA AVALIARMOS O TEMPO MÉDIO DE ESPERA EM CADA UMA DAS ESPECIALIDADES. ESSA AÇÃO VAI NOS GERAR DADOS E RELATÓRIOS PARA UM FUTURO REPLANEJAMENTO DA OFERTA DE ATENDIMENTO. TAMBÉM FACILITARÁ A ORGANIZAÇÃO NAS CENTRAIS POIS EM ALGUNS MUNICÍPIOS A FILA DE ESPERA EXISTE NO PAPEL/CADERNO. A DRA. FÁTIMA, COORDENADORA DA 4ª CRES, ESTÁ ARTICULANDO JUNTO AOS MUNICÍPIOS UM ENCONTRO PARA O PRÓXIMO DIA 20/09, COM OS COORDENADORES DE SAÚDE BUCAL, RESPONSÁVEIS PELAS CENTRAIS DE REGULAÇÃO E SOLICITANTES DO SISREG PARA INFORMAR E EXPLICAR COMO SERÁ A IMPLANTAÇÃO DESTAS ALTERAÇÕES. ESPERAMOS QUE ESTAS MUDANÇAS POSSAM FACILITAR O AGENDAMENTO DOS RETORNOS PARA CONTINUAÇÃO DOS TRATAMENTOS, DIMINUIR O ABSENTEÍSMO E MONITORAR A FILA DE ESPERA.
PARTICIPARAM DA REUNIÃO O SUPERVISOR DA SAÚDE BUCAL NO ESTADO, DR. IVAN JÚNIOR, A COORDENADORA DA UGP - UNIDADE DE GERENCIAMENTO DO PROGRAMA (CEOS, POLICLÍNICAS E HOSPITAIS), O TÉCNICO DA UGP, SÉRGIO LIMA, O COORDENADOR DO SISREG NO ESTADO, SR. PÁDUA, E OS TÉCNICOS DE SUA EQUIPE, LUÍS CARLOS E DANIELLA.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACOIABA VISITA CEO-R



O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACOIABA VISITOU NA SEMANA PASSADA O CEO-R BATURITÉ. OS CONSELHEIROS ASSISTIRAM A PALESTRA DE ACOLHIMENTO REALIZADA DIARIAMENTE PELA DIREÇÃO DO CEO-R E TIRARAM DÚVIDAS A RESPEITO DO FUNCIONAMENTO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO MUNICÍPIO. A DIREÇÃO EXPLICOU COMO ESTÁ SE DESENVOLVENDO O MODELO DE GESTÃO ATRAVÉS DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DO MACIÇO DE BATURITÉ E O ATENDIMENTO AOS OITO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MACIÇO. MAIS UMA VEZ TOCOU-SE NO ABSENTEÍSTMO DOS PACIENTES, QUE MUITAS VEZES ACABAM FALTANDO POR DESCASO OU FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE O ATENDIMENTO. A DIREÇÃO TEM SENSIBILIZADO DIARIAMENTE AS PESSOAS QUE COMPARECEM AO CEO-R PARA DIVULGAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O ATENDIMENTO E O CUSTEIO DA UNIDADE, PARTE INVESTIDO PELO MUNICÍPIO DE ARACOIABA. FELIZMENTE NO MÊS DE AGOSTO O ABSENTEÍSMO DIMINUIU MUITO EM ARACOIABA, MAS O APROVEITAMENTO DE VAGAS AINDA ESTÁ ABAIXO DE 80%. LOGO APÓS O TÉRMINO DA APRESENTAÇÃO A DIREÇÃO LEVOU OS CONSELHEIROS PARA CONHECER TODOS OS AMBIENTES DO CEO EM FUNCIONAMENTO, APRESENTANDO OS PROFISSIONAIS E TODA A TECNOLOGIA INVESTIDA EM ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS EM BUSCA DA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE TODA POPULAÇÃO DA REGIÃO.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CEO-R REALIZA ATIVIDADE EDUCATIVA EM ESCOLA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS


EXTRAPOLANDO OS LIMITES DA ESTRUTURA FÍSICA DO CEO-R, MAS SEM PREJUDICAR O ATENDIMENTO AOS PACIENTES, A DIREÇÃO GERAL E OS PROFISSIONAIS DA ESPECIALIDADE (CD DRA. CLARISSA SALES E TSB MARIA RODRIGUES) REALIZARAM HOJE PELA MANHÃ UMA ATIVIDADE EDUCATIVA COM RESPONSÁVEIS E PAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA/COM NECESSIDADES ESPECIAIS... (SEM ENTRAR NO MÉRITO DA DISCUSSÃO SOBRE A DENOMINAÇÃO).
INICIALMENTE A DIREÇÃO GERAL FEZ UMA APRESENTAÇÃO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CEO-R. EM SEGUIDA A DRA. CLARISSA SALES FALOU SOBRE A SISTEMÁTICA DE ATENDIMENTO E ALERTOU SOBRE A PREVENÇÃO REALIZADA EM CASA ATRAVÉS DOS CUIDADOS BÁSICOS DE HIGIENE. LEMBROU TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE SE LEVAR A DOCUMENTAÇÃO E OS EXAMES DO PACIENTE EM TODAS AS CONSULTAS NO CEO REGIONAL.
MENSALMENTE SÃO DISPONIBILIZADAS EM MÉDIA 48 VAGAS PARA INÍCIO DE TRATAMENTO NESTA ESPECIALIDADE, MAS O APROVEITAMENTO NESTES PRIMEIROS MESES FICOU SEMPRE ABAIXO DE 65%. A MAIOR DIFICULDADE RELATADA PELOS PAIS É O TRANSPORTE DOS PACIENTES QUE MORAM NA ZONA RURAL. APROVEITAMOS PARA FAZER UM APELO AOS RESPONSÁVEIS PARA QUE NÃO FALTASSEM AS CONSULTAS PARA INICIAR E RETORNOS PARA CONTINUAÇÃO DO TRATAMENTO, VISTO QUE NESTA ESPECIALIADE O OBJETIVO É CONCLUIR TODOS OS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS QUE OS PACIENTES NECESSITAM.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

RESULTADOS DO MÊS DE AGOSTO DEMONSTRAM NOVA EVOLUÇÃO


OS RESULTADOS DA PRODUÇÃO DO CEO-R BATURITÉ NO MÊS DE AGOSTO MOSTRAM AUMENTO NO QUANTITATIVO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS. OS GRÁFICOS MOSTRAM UMA MELHORIA DA UTILIZAÇÃO DAS COTAS NOS MUNICÍPIOS, MAS EVIDENCIA UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO, O TRANSPORTE SANITÁRIO. OS DADOS DO SISREG MOSTRARAM QUE O AGENDAMENTO PARA INÍCIO DOS TRATAMENTOS, ATIVIDADE REALIZADA ATUALMENTE PELOS MUNICÍPIOS DA 4ª CRES, FOI DE 91%, MAS DO TOTAL DE VAGAS DISPONIBILIZADAS SOMENTE 75% FOI APROVEITADO. MESMO ASSIM, A CONTÍNUA EVOLUÇÃO DESSE APROVEITAMENTO DA CAPACIDADE INSTALADA TEM DEMONSTRADO QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. A ESPECIALIDADE DE PACIENTES ESPECIAIS FOI A QUE TEVE MENOR PERCENTUAL DE AGENDAMENTO PARA INÍCIO DE TRATAMENTOS, 72%, ENQUANTO QUE A PRÓTESE E A ORTODONTIA FECHARAM 100%. PORÉM, SOMENTE AS ESPECIALIDADES DE PERIODONTIA E CIRURGIA TIVERAM AUMENTO DO APROVEITAMENTO DAS VAGAS, ENQUANTO AS DEMAIS ESPECIALIDADES TIVERAM PEQUENAS QUEDAS.

ENTRE OS MUNICÍPIOS, BATURITÉ E GUARAMIRANGA TIVERAM PEQUENA QUEDA (3%) NO APROVEITAMENTO DAS VAGAS PARA INÍCIO. JÁ MULUNGU E PACOTI TIVERAM QUEDA DE 9%, ENQUANTO QUE OS MUNICÍPIOS DE ARACAOIABA, ITAPIÚNA E CAPISTRANO TIVERAM UMA ÓTIMA EVOLUÇÃO. MERECE NOSSO DESTAQUE O MUNICÍPIO DE ARATUBA COM EVOLUÇÃO DE MAIS DE 20% DE JULHO PARA AGOSTO. O NÚMERO DE ATENDIMENTO GERAL (NOVOS E RETORNOS) AUMENTOU EM TODAS AS ESPECIALIDADES E CONSEQUENTEMENTE O NÚMERO DE TRATAMENTOS CONCLUÍDOS.


MAIS UMA VEZ MERECEM NOSSO DESTAQUE A EQUIPE DA ENDODONTIA COM AS PROFISSIONAIS MIRNA RORIZ, LIVIA BRITO E CLEIRYANNE GONÇALVES, COM AS RESPECTIVAS AUXILIARES CLEBIANA COSTA, GISLENE BARROS E GIRLENE SENA. APESAR DO ABSENTEÍSMO TER AUMENTAO NESTE MÊS DE AGOSTO PARA A ESPECIALIDADE, COM CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS, ESSA EQUIPE CONSEGUIU CONCLUIR 115 TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS, SUPERANDO A META DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (PORT. Nº 600 GM DE 2006). ESSAS PROFISSIONAIS TEM CONSEGUIDO DRIBLAR AS AUSÊNCIAS DOS PACIENTES COM REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ETAPAS DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM UMA ÚNICA SESSÃO, EVITANDO O DESLOCAMENTO DO PACIENTE PARA OS RETORNOS E A POSSIBILIDADE DE ABANDONO DO TRATAMENTO.